sexta-feira, 25 de maio de 2012


Como era e como fica

5


Aqui em casa tem uma estante com bastante livros, a maioria é literatura ou livros pedagógicos mesmo, hoje pela manhã encontrei esse aí "Como era como fica". O livro é realmente muito bom, descobri mais regras sobre o novo acordo e outras curiosidades a mais. Vou fazer um breve resumo:

A língua portuguesa, hoje, é a sexta língua mais falada no mundo. São mais de 230 milhões de pessoas que falam oficialmente a mesma língua: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São tomé e Príncipe, Timor-Leste.

Tanto no Brasil como nos outros países de língua portuguesa há variantes na forma de falar, no uso de palavras e expressões, uma oralidade típica. É meramente impossível consenso no modo de falar. É possível, no entanto, um consenso no modo de escrever.

O uso de duas ortográfias é prejudicial á unidade intercontinental da língua portuguesa, pois a ortográfia tem como objetivo uma única expressão escrita para cada palavra. Há sinais que indicam a pronúncia correta de cada palavra: acento, cedilha, apóstrofo, hífen.

O ponto central deste novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é a normatização gráfica das palavras da nossa língua. É mais uma conquista, é a expressão da preservação e do valor da cultura lusófona. 
No livro e comentado os seguintes assuntos:


Se você souber responda: 


Além de esclarecer estas e outras questões de maneira clara e objetiva, este livro traz, ainda, uma lista de palavras que visam a tirar suas dúvidas 




5 comentários:

Carol disse...

Gostei desse livro hein menina... eu, como boa professora que sou (formada, não atuante rs') tenho que ter um desses em casa e ler de cabo a rabo rs'

Bom final de semana ^^
BEIJO!

Pérola Albuquerque disse...

Aah, que legal esse livro. Também sou professora como a menina acima e também formada, não atuante haha. Mas seria bem legal lê-lo *-*
Ah, mudei o nome do meu blog.. Não é mais 1° pessoa do singular, agora é Miss Perolices...Beijos
http://missperolices.blogspot.com.br/

Ana Carolina Arantes disse...

Nunca tinha ouvido falar! preciso de um desses... eu ainda sofro um pouco com essa mudança..
Adorei seu blog, estou seguindo e já dei like no facebook!
Beijinhos
http://bolasdemeia.blogspot.com.br/

Ioana-Carmen disse...

Chic baby! would you like to follow each other blog? :X

FashionSpot.ro

Kassya Araújo disse...

Pérola Albuquerque e Carol, eu não fazia ideia de que vocês era formadas em pedagogia :)

Postar um comentário

Leia o post antes de comentar. Obg e volte sempre ;)

Receba os post por Email

Visitas